1500 cervejarias em 20 anos – Anuário da Cerveja 2021

Posted by Advogado Cervejeiro In: Abracerva, MAPA No comments

Número de fábricas cresceu quase 40 vezes desde 2000 no Brasil

 

Segundo o Anuário da Cerveja 2021, o Brasil possui 1.549 cervejarias registradas. Isso representa um aumento de 12% em relação ao número divulgado pelo Ministério no ano anterior, que era de 1.383. Em 2000 o número de fábricas registradas era de apenas 40.

O Anuário da Cerveja é um documento produzido anualmente pelo MAPA, no qual constam as principais informações relativas ao crescimento do setor cervejeiro no País.

IMPRESSÕES

O Anuário deste ano está ainda mais completo que o anterior, trazendo uma série de informações que não constavam anteriormente. O documento deste ano traz, com riqueza de informações, cerca de 10 páginas com dados sobre importação e exportação de cervejas, estatísticas que não constavam nos anuários anteriores.

Ainda, o material está bem mais didático e interativo, contando com QR Codes que direcionam para legislação, explicações acerca do processo de registro de estabelecimento e de produtos, além de informações sobre processos de importação e exportação.

DESTAQUES

Desaceleração de novos registros de produtos

O número de registros de produtos deixou de acompanhar a evolução do número de registros de estabelecimentos: enquanto os registros de estabelecimento cresceram 12%, os registros de produtos cresceram apenas 5%. Essa desaceleração pode significar maior maturidade do mercado, com portfólio mais fixo de rótulos em contrapartida a muitos lançamentos de novos produtos constantemente.

Nesse ponto, o MAPA sugere que a explicação para a desaceleração seria o grande crescimento do setor nos últimos 5 anos, que acumulou 306,6%, e pelo cenário econômico do País.

Uma estatística que fez falta neste anuário foi o número de registros de cerveja em relação a outros produtos, dados que foram divulgados em documentos anteriores.

Sempre importante reforçar que, com o crescente aumento do número de cervejas e cervejarias registradas no MAPA, aumenta a importância do registro dos rótulos e das marcas no INPI. O registro de estabelecimento e o registro de produto no MAPA NÃO garantem qualquer exclusividade, seja da receita, seja da marca ou do rótulo.

SP aumenta a distância para o RS

Após o Estado de São Paulo ultrapassar o Rio Grande do Sul em número de cervejarias em 2019, em 2021 a diferença ficou ainda maior: atualmente, SP conta com 340 fábricas (aumento de 29,2% em relação a 2020), e o RS com 285 (aumento de 19,4%).

Igualmente, a capital paulista também superou Porto Alegre, que por muito tempo foi a capital das cervejarias: a cidade de São Paulo possui hoje 51 contra 43 da capital gaúcha. Em terceiro lugar, aparece Curitiba, com 25 cervejarias, que ultrapassou Nova Lima/MG, que perdeu uma cervejaria e hoje tem 22.

Densidade Cervejeira

Esse quesito foi dominado por Santa Catarina, que alcançou a primeira posição com a marca de 1 estabelecimento para cada 37.633 habitantes, seguido por Rio Grande do Sul (40.234) e Espírito Santo (72.079).

De acordo com os dados divulgados, o Brasil possui 1 cervejaria registrada para cada 137.713 habitantes. Destaque para o Rio Grande do Sul, com 12 municípios entre os quinze de maior densidade cervejeira.

Importação e Exportação

Dentre os novos dados trazidos pelo anuário deste ano, dois pontos chamam a atenção:

  • Aumento vertiginoso da exportação de cerveja, com crescimento de cerca de 200%; e redução forte da importação (decréscimo de 58,7%).
  • Paraguai é o principal importador de cerveja brasileira: 65,6% da cerveja exportada pelo Brasil vai para lá.

Surpreendentemente, o cenário de crise pandêmica dos últimos anos não afetou o mercado cervejeiro, que segue em franca expansão, sem apresentar qualquer tipo de desaceleração.

Importante destacar também a constante evolução do estudo do MAPA, que a cada ano melhora e se torna mais essencial para a cena cervejeira, tão carente de informações claras (Qual o tamanho do marketshare? Quantas ciganas o Brasil tem? Etc.).

Aliado às informações compiladas pela Abracerva e pelas associações estaduais, o anuário certamente vai contribuir para que seja traçado um panorama mais fiel do atual momento do mercado cervejeiro nacional e do que ainda podemos esperar e projetar para o futuro.

LINK DE ACESSO AO ANUÁRIO DA CERVEJA 2021:

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/inspecao/produtos-vegetal/arquivos/anuario-da-cerveja-2021.pdf/

 

André Lopes, sócio do escritório Lopes, Verdi & Távora Advogados e criador do Advogado Cervejeiro.

8 Likes

Comments: 0

There are not comments on this post yet. Be the first one!

Leave a comment