Entenda qual modelo de negócio se encaixa nos seus planos cervejeiros

Posted by Advogado Cervejeiro In: Brewpub, Cervejaria Cigana, Cigana 2 Comments

Existe um crescente interesse de pessoas de fora do meio cervejeiro em entrar no ramo da cerveja. Apesar de existir outras formas de inserção, o grande sonho da maioria segue sendo a abertura de uma cervejaria. As informações mais recentes do MAPA demonstram que mesmo com o país em crise, o número de estabelecimentos registrados tem crescido 30% ao ano. Esses números não levam em consideração as cervejarias ciganas, que com certeza aumentariam consideravelmente o percentual de crescimento. Mas quais são os modelos de negócios possíveis para quem quer produzir e vender cerveja? Como faço para abrir esse tipo específico de empresa?
Antes de passar aos modelos é sempre importante lembrar que não é possível vender cerveja caseira, que, além de ser passível de multa pelo MAPA, também prejudica as cervejarias artesanais já constituídas. A cerveja só pode ser comercializada se for produzida em uma cervejaria com registro de estabelecimento no MAPA.

CERVEJARIA CIGANA

Como você deve estar cansado de saber, cervejaria cigana é aquela que não possui fábrica própria e terceiriza a produção com uma cervejaria fabricante, com registro de estabelecimento. Se comparado com os outros dois modelos é o mais simples e rápido de se constituir. Para abrir uma cervejaria cigana é necessário constituir uma empresa com a finalidade de comercialização de cerveja. As atividades econômicas a serem desenvolvidas pela cigana deverão ser definidas conforme o plano de negócios do empreendimentoElas determinarão quais tipos de licenças serão necessárias e a forma como a empresa será tributada. É recomendável contratar um contador com experiência no ramo para indicar as atividades da empresa a serem incluídas no contrato social, que deve ser elaborado por um advogado.

BREWPUB

O termo em inglês designa o estabelecimento que produz cerveja destinada para o consumo no mesmo local da produção, geralmente em conjunto com a estrutura de um restaurante para a venda de alimentos. A grande vantagem desse modelo é que o consumidor tem a oportunidade de provar a cerveja “zero quilômetro”, ou seja, sem ter sofrido o desgaste inerente ao transporte do produto até as prateleiras. Além disso, o brewpub oportuniza ao cervejeiro a possibilidade lançamento de novas cervejas com muito mais frequência, já que ele pode colocar à venda o produto tão logo esse esteja pronto. Outra vantagem é a venda direta ao consumidor, muito mais vantajosa tributariamente que a venda para pessoa jurídica. Para saber mais sobre como abrir um brewpub disponibilizamos ebooks com todas as informações necessárias.

CERVEJARIA

Essa é a cervejaria como conhecemos, com fábrica própria, na qual são produzidas as suas cervejas e, às vezes, as de ciganos. Esse modelo de negócio geralmente é mais demorado em relação ao demais porque as burocracias envolvidas no processo de abertura tendem a ser mais complicadas. É necessário seguir uma série de trâmites que vão desde a obtenção de licenças na prefeitura até o registro de estabelecimento no MAPA. Apesar do processo de constituição de uma cervejaria com fábrica ser semelhante ao de abertura de brewpub, algumas cidades já possuem legislações específicas para as fábricas-bar, o que facilita e torna todo processo de constituição do brewpub mais fácil.

 

André Lopes, sócio do escritório Lopes, Verdi & Távora Advogados.

10 Likes

Comments: 2

Leave a comment